O poder obtido com o movimento do jogo de pulso para o impacto de uma polegada é a chave para gerar as técnicas de Wing Chun que são executadas principalmente em curta distância. Não há necessidade de inclinar o corpo ou movimentos largos como o soco cruzado. O conceito de chicotear (jogo de pulso) permite ao praticante atacar ou bloquear através de uma extensão rápida e relaxada de movimentos, e é por isso que as técnicas de Wing Chun começam suaves como o balanço de um chicote, mas duras no final.
A – CHUNG KUEN: O soco do Wing Chun, desferido em linha reta pelo centro, é uma técnica projetada com mecanismo de alavanca e estruturada na teoria do cotovelo para dentro. É um soco especializado que contém um jogo de punho e extensão do cotovelo, de onde vem o famoso soco da polegada.
B - OS SETE PONTOS DE ENERGIA: Wing Chun possui sete pontos de energia (força). Cada qual possui seus próprios grupos musculares para gerar poder. Cada um pode ser usado sem a ajuda dos demais. Mas podem trabalhar juntos para atingir o máximo de força. Por exemplo, um soco a curta distância apenas necessitaria da energia de uma polegada com uma pequena ajuda do cotovelo. O soco pode ser acelerado acrescentando-se a extensão do ombro e o giro do corpo. Um impacto de longo alcance pode ser gerado ao utilizar-se também o trabalho de pés em sincronia com o “timing” do corpo. Abaixo seguem descritos os sete pontos de energia no corpo:
1. Pulso para energia da polegada e técnicas de controle.
2. Cotovelo para energias protetoras e força de alavanca.
3. Ombro para criar energia de apoio e alcance.
4. Abdominal para o centro de gravidade e energia dos chutes.
5. Quadril para esquiva e baixar o centro de gravidade.
6. Joelho para esquiva e extensão das pernas.
7. Tornozelo para movimentos e gerar impacto no chute.
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