Os 12 princípios são palavras chaves norteadoras de todo o processo de luta do sistema louva-a-deus. A partir desses princípios verificam-se então as maneiras que Wong Long utilizou para fracionar o conjunto de técnicas do sistema.
NGOU, LOU e T´SAI. Individualmente, seus significados são respectivamente: enganchar, agarrar e arrebatar. Quando as três palavras são utilizadas de maneira combinada, os movimentos de fato, são enganchar, agarrar e atacar. A quarta palavra-chave é KWA, que neste caso significa um bloqueio para cima. A quinta e a sexta palavras-chave são DIEW e JHIN que significam interceptar e avançar. A sétima e a oitava palavras-chave são DIEW e DAH, que conjuntamente significam enganchar e atacar. A nona e a décima palavras-chave são JIMM e NEEN, e seus respectivos significados são aderir e colar, refletindo princípios de luta de contato próximo. A décima primeira e a décima segunda palavras-chave são TIPH e K´AO, significando grudar e se reclinar sobre alguém. Wong então pegou as melhores técnicas de dezessete outras escolas de boxe chinês da época, combinando-as em um único e conciso estilo, conhecido desde então, como Louva-a-deus.
Importante salientar que cada escola/família tem seu método de treino dos 12 princípios. Já que as palavras chaves são norteadoras do processo, as técnicas sempre podem variar. Com o amadurecimento técnico os estudantes serão capazes de perceber que a cada palavra chave, técnicas diferentes poderao ser aplicadas respeitando evidentemente o princípio a qual pertencem.
Encontramos na forma Pan Po (passo esmagador) todas as 12 palavras chaves fato comprovado por ter sido a primeira forma desenvolvida por Wong Long (talvez a única)
0 comentários:
Postar um comentário