segunda-feira, 4 de março de 2013




                                                                                TAI
                                                                                 
                   

                           CHI


                       
                         CHUAN












PROJETO: TAI CHI CHUAN = EQUILÍBRIO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA







Uma proposta sócio-educativa:

O projeto em questão destina-se a implantar o Tai Chi Chuan e consequentemente  práticas de desenvolvimento integral a seus  participantes, podendo ser desenvolvido em locais públicos (praças, etc), empresas, condomínios, prédios etc.


AULAS DE TAI CHI CHUAN/GINÁSTICA EM NOVA IGUAÇU - RJ



Através de uma ampla variedade de vivências psicomotoras e atividades lúdicas, educando, proporcionando o aprendizado do Tai Chi Chuan e favorecendo o desenvolvimento de habilidades psicomotoras básicas, e conseqüentemente, o conhecimento e autonomia de seu próprio corpo, e de si (AUTO-CONSCIÊNCIA/AUTO-CONHECIMENTO), proporcionando assim  uma educação de corpo inteiro,  pautada nos pilares: sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor. Tendo entre seus objetivos principais o Desenvolvimento Integral do Ser Humano, Fomentar, Promoção, manutenção da saúde e Fomentar, Desenvolver e manter viva a Arte do Tai Chi Chuan e a Educação Física e seus ensinamentos, tradições e contribuições.


O TAI CHI CHUAN E A SAÚDE



Tai chi chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

        O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio.

    Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.


Segundo Oliveira (1994) “Os chineses parecem haver sido os primeiros a racionalizar o movimento humano, emprestando-lhe, ainda, um forte conteúdo médico. Criaram, provavelmente, o mais antigo sistema de ginástica terapêutica de que se tem notícia surgido por volta de 2700 a.C”.


Pesquisas revelam que uma vida que inclua o exercício regular consegue reduzir em 25% o risco de morte. Uma redução de 50% na taxa de mortalidade foi observada para homens ativos cujos pais haviam conseguido viver além dos 65 anos (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). Exercícioscom caminhar vigorosamente ou até trabalhos domésticos pesados por 45 minutos à umahora, 3 a 4 vezes por semana evidenciam uma taxa de morte 25% mais baixa, em comparação com homens mais sedentários: quanto mais ativas forem as pessoas, maiores serão suas expectativas de vida (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998).

     A relevância deste estudo justifica-se devido, estudos recentes realizados por médicos americanos,  acreditarem que  de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido.


Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico... e tudo isso sem stress ou tensão!


Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental.


Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.


Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente, têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes, com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.


Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento à um sem número de doenças e condições dolorosas.


Se você tiver uma artrite por exemplo, o Tai Chi será o seu melhor exercício para alongamentos, pois ele provê a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade.


Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque ele melhora a sua capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico sem prejudicar os radicais livres.


Se você sofre do coração, praticando Tai Chi regularmente não apenas a pressão sangüínea irá se regularizar, mas também, você irá perder peso, e eliminar sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão as quais podem desencadear um ataque do coração.


E ainda, os movimentos são simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente,concentração e um bom professor.


CONHEÇA  TAMBÉM: 


AULAS DE TAI CHI CHUAN/GINÁSTICA EM NOVA IGUAÇU - RJ


AULAS/CURSOS DO INSTITUTO BRENDAN LAI


Os cinco maiores benefícios do Tai Chi Chuan


O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios da juventude e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina seus reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade. E para o seu humor? É como abrir uma janela num quarto abafado - um grande alívio!!


Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito.


Para o seu coração e metabolismo, ele é equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros.


Mas o Tai Chi tem algo especial, que lhe oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais...


Desperta sua energia, equilibra a pressão sangüínea: As técnicas respiratórias reduzem o stress, diminuem a freqüência cardíaca e aumentam o nível de energia.


Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos sua concentração é fortalecida, exercitando sua memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.


Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.


Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: Você vai aprender a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.


Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos, revigoram os músculos, aumentam o fluxo sangüíneo e junto a ele oxigênio fresco circula com nutrientes através de seus membros, alimentando as extremidades com energia, sangue e oxigênio.  


Benefícios do Tai Chi Chuan principalmente para  idosos

Função cardiovascular e pressão arterial

    Exercícios supervisionados, de intensidade baixa a moderada, são os mais indicados para promoção de saúde em idosos. Os estudos demonstram que, para praticantes desta faixa etária, o Tai Chi Chuan é um exercício de moderada intensidade, que trabalha em valores próximos a 60% da freqüência cardíaca máxima.
    A prática regular do Tai Chi Chuan produz efeitos favoráveis na função cardiovascular de idosos , melhorando tanto a capacidade de trabalho quanto a hemodinâmica cardíaca.
    Alguns estudos demonstraram melhora na função cardiovascular e redução de pressão arterial em idosos praticantes de Tai Chi Chuan, mas um trabalho mostrou a pressão arterial inalterada.
    Comparando os efeitos de exercícios aeróbios de moderada intensidade com programas de Tai Chi de intensidade leve na redução da pressão arterial, em idosos previamente sedentários, encontraram-se efeitos similares. Entretanto, verificou-se que os resultados produzidos pelo Tai Chi Chuan são menores que os das atividades aeróbias padrão, como caminhar; recomendando-se, portanto, que ele deva ser praticado juntamente com exercício regular aeróbio moderado, mais que no lugar do mesmo.
    Efeitos favoráveis da prática de Tai Chi Chuan também foram observados em pacientes com infarto agudo do miocárdio e em pacientes revascularizados.

Função ventilatória

    As alterações da respiração verificadas durante a prática dos exercícios do Tai Chi Chuan sugerem melhora na função respiratória,  para as variáveis: freqüência respiratória, ventilação (VE), consumo de oxigênio (VO2) e equivalente ventilatório (VE/VO2).
    Estudo comparando freqüência ventilatória, equivalente ventilatório e taxa de ventilação do espaço morto por volume corrente (VD/VT), durante a prática do Tai Chi Chuan e durante a realização do teste ergométrico submáximo, encontrou diferenças significativas que sugerem maior eficiência da função respiratória no primeiro, possivelmente devido à ênfase dada aos exercícios respiratórios nesta modalidade.

Força muscular

    Os idosos praticantes de Tai Chi Chuan apresentaram menor perda da força nos membros superiores durante o teste de preensão manual. O desempenho manual manteve significância mesmo quando um grupo de praticantes de Tai Chi Chuan foi comparado com outras modalidades tradicionais. Melhoras significativas também foram verificadas para a força dos músculos extensores e flexores dos joelhos de praticantes de Tai Chi Chuan em relação a grupo controle e para o pico de torque extensor do joelho, no protocolo concêntrico e excêntrico, reforçando a teoria de que o treinamento de Tai Chi Chuan em idosos pode aumentar a força e a resistência muscular dos extensores dos joelhos.

Equilíbrio e quedas


    O Tai Chi Chuan leva a ganho em força, coordenação e flexibilidade, resultando em menor incidência de quedas em pessoas idosas.

    Entretanto, o treinamento isolado de equilíbrio não mostrou reduzir o risco de quedas, enquanto intervenção focalizando múltiplos fatores de risco produziu proteção significativa contra quedas. Este achado sugere que o benefício do Tai Chi Chuan envolve outros mecanismos, além da simples melhora no equilíbrio, dentre eles a redução do medo de queda, o treinamento dos reflexos neuromusculares, o fortalecimento dos grupos musculares associados, a diminuição das oscilações e a melhora da flexibilidade. 

Osteoartrite e artrite reumatóide


    O Tai Chi Chuan demonstrou ser seguro para os praticantes com artrite reumatóide. Foram observadas melhoras no edema e dor articular, no tempo de caminhar e na força de preensão manual, não havendo deterioração clínica nestes pacientes quando comparados ao grupo controle. Não há sugestão de que o Tai Chi Chuan possa diminuir a deterioração da cartilagem e do osso, mas que aja como terapia adjuvante para o tratamento médico.

    Os movimentos do Tai Chi Chuan satisfazem as regras básicas de reabilitação para pacientes com osteoartrite. Eles são fáceis de aprender, requerem o uso das articulações maiores do corpo, servindo como uma atividade de baixo impacto e baixo risco, capaz de promover melhora na auto-eficácia, qualidade de vida e mobilidade funcional em idosos com osteoartrite. O início precoce de exercícios de baixo impacto no curso da osteoartrite pode diminuir a severidade da dor e da disfunção articular, assim como os efeitos deletérios secundários na força e equilíbrio.

Benefícios psicológicos

    Os indivíduos praticantes de Tai Chi Chuan demonstraram aumento da confiança no equilíbrio e na realização dos movimentos. Entre os efeitos notados nas atividades da vida diária estavam: aumento da percepção do corpo e de diferentes facetas do bem-estar, redução do estresse, fazer coisas que achavam que não podiam fazer, sensação de vigor e força, melhor coordenação e equilíbrio, diminuição da ansiedade e percepção da dor e aumento da atenção.


CONHEÇA  TAMBÉM: AULAS/CURSOS DO INSTITUTO BRENDAN LAI


Conclusão


     O projeto em questão destina-se a implantar o Tai Chi Chuan e consequentemente  práticas de desenvolvimento integral a seus  participantes, podendo ser desenvolvido em locais públicos (praças, etc), empresas, condomínios, prédios etc.


        Vislumbra-se que a prática do Tai Chi Chuan contribui para saúde de seus praticantes  devido a comprovação dos inúmeros benefícios proporcionados pelo Tai Chi Chuan a seus praticantes tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, e  a sua filosofia, ensinamentos e princípios serem aplicáveis no cotidiano. Sendo assim podemos concluir que o Tai Chi Chuan pode contribuir para saúde de seus praticantes na medida em que os mesmos percebem que a prática proporciona uma melhora considerável  nos seguintes fatores: ética, disciplina, técnica, filosofia, prática, meditação e consequentemente benefícios a saúde, e associam e aplicam esses conhecimentos no seu cotidiano.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


GUISELINI,  Mauro Antonio. APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE, BEM-ESTAR: fundamentos teóricos e exercícios práticos, 2º Edição. Editora: Phorte, 2006. 

WEINECK, Jurgen. Treinamento Ideal. 9° Edição. São Paulo. Editora: Manole, 2003.


NIEMAM, David C. Exercício e saúde. 1º Edição. São Paulo. Editora: Manole, 1999.

OLIVEIRA, Vitor O que é Educação Física 1º Edição. São Paulo. Editora: Manole, 1994. 


TORRES, Jose Augusto Maciel, KUNG-FU: A Milenar arte marcial Chinesa. Editora: On Line. 2001





0 comentários:

Postar um comentário

Outbrain

Pop-up

Categorias

Tecnologia do Blogger.

Brindes Grátis

WING CHUN KUNG FU

Postagem em destaque

Defesa Pessoal Urbana

  Defesa pessoal completa, defesa pessoal urbana , defesa pessoal feminina. 

Leia Também

Leia Também
Estudante emagrece 41kg após amigas criarem grupo de incentivo

Leia também

Leia também
Grupo de Corridas e Caminhadas